Padaria do Mosteiro de São Bento

Bolo Laetare do Mosteiro de São Bento, macio e delicioso!

Hummm… Me dá água na boca lembrar do sabor desse bolo de amêndoas do
Mosteiro de São Bento. É delicioso!!! Muuuito macio e rico em sabor, com lascas de amêndoas por cima.
Chamado de Bolo Laetare é um bolo dos monges portugueses do Mosteiro de Tibães, elaborado a base de farinha de amêndoas, ovos, canela e limão.
Custa $50,00 o tamanho grande e $6,00 o individual, que é LINDO!
Dá para comprar na matriz (no Centro) ou na luxuosa loja que eles montaram no Jardins. Lá são vendidos alguns tipos de pães, bolos e doces. As embalagens são lindas para dar de presente.

Pão de mel do Mosteiro, o melhor!

Meu marido adora pão de mel e quando ele provou o do Mosteiro, disse ser o melhor que ele já comeu. Chamado de Benedictus, vem recheado com geléia de damasco, feita pelos monges. Essa geléia é vendida em potes, na loja.
Eu coloquei abaixo a receita desse pão de mel, cedida por Dom Bernardo Schuler à revista Veja.

Receita do Pão de Mel do Mosteiro de São Bento

Ingredientes:
Pães:
2 xícaras (chá) de mel
60g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
1 cálice de contreau
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de nozes moídas
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento

Cobertura:
300g de chocolate ao leite
300g de chocolate meio amargo

Modo de preparo:
Bata o mel e a manteiga até formar um creme. Junte os demais ingredientes. Misture bem. Distribua essa massa em vinte forminhas untadas e enfarinhadas e asse por aproximadamente trinta minutos. Espere esfriar. Derreta em banho-maria o chocolate ao leite e o meio amargo. Banhe os pães de mel na mistura de chocolates derretidos.
Rendimento: 20 porções

Padaria do Mosteiro de São Bento:
Matriz: Largo de São Bento, S/N, Centro.
Filial: Rua Barão de Capanema, 416 – Jardins.
Delivery: (11) 3063-0522

Sobre caroldoher

Sou apaixonada por cozinha desde criança, estudei Marketing na California e, nos momentos livres, me dedicava a cursos de culinária, daí nasceu o interesse pelos doces americanos. Quando voltei ao Brasil, trouxe na mala minha batedeira KitchenAid e um sonho: ter um cantinho onde pudesse dividir com outras pessoas minha paixão. Finalmente após 15 anos trabalhando com moda, meu sonho se realizou. Em MAIO inaugurei a CONDIMENTO, café/bistrô, um cantinho onde me dedico a adoçar um pouquinho a vida das pessoas e proporcionar momentos deliciosos nas aulas gourmet oferecidas no local. Aqui no blog falo sobre coisas que gosto: Comida, Viagens e outras coisinhas fofas. Comecei esse blog quando estava de licença maternidade e foi aqui que me inspirei e criei a Condimento. Espero que gostem!
Esse post foi publicado em Receitas, Restaurantes. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Padaria do Mosteiro de São Bento

  1. antónio soares disse:

    Ainda bem gosta do bolo, felizmente o Mosteiro de Tibães, Casa Mãe da Congregação Beneditina de Portugal e Brasil até 1834, apesar de já estar em uso como espaço beneditino, continua a mostrar as tudos o melhor que se lá se passo.
    Visitem-nos…
    http://www.mosteirodetibaes.org

  2. Anabela Ramos disse:

    Com estes ingredientes é bem natural que seja um bolo cuja receita tenha ido de Portugal. A amêndoa era muito usada na confecção dos doces nos séculos XVII e XVIII. Será que me pode ajudar em mais pormenores sobre a história deste bolo, especialmente na sua relação com o Mosteiro de Tibães. É que estou a fazer um trabalho sobre a alimentação praticada aqui no Mosteiro de Tibães e a história deste bolo interessa-me.

  3. BOCCANERVOSA disse:

    Sempre que eu vou na dos Jardins já acabou tudo! O pessoal deve rapelar as gôndolas bem cedo mesmo..rs

    • caroldoher disse:

      É isso mesmo. Eles dizem que às vezes acabam os pães lá pelas 17:30hs, perto da hora de fechar, mas os bolos sempre tem.
      Eu, como só como o Laetare, sempre encontro. Pego o bolinho lá e vou na Nespresso tomar um café para acompanhar. Ai, que delíciaaa!!!

  4. weighty disse:

    gonna send this to my mom

  5. zelia disse:

    Olá,
    Muito bom gosto cultural e gastronomico deste trabalho.
    Sou biologa e analista cultural. Estou envolvida com uma pesquisa s/ cozinha de mosteiros tenho encontrado alguns dados mas ainda n/ encontrei receitas estou no começo e espero encontrá-las. Se for a São Paulo com certeza farei uma visita.

  6. Iara disse:

    Adorei a receita do bolo de laranja!

Deixe um comentário

